domingo, 4 de março de 2012

Mapas imaginários de Goiânia

Durante o mês de novembro de 2011, os alunos de Leitura Crítica das Mídias foram desafiados a se tornarem cartógrafos da cidade de Goiânia para a realização do projeto "Mapas imaginários: um olhar diferente sobre a cidade de Goiânia".

Na perspectiva de que novas mídias produzem novas espacialidades, os alunos munidos com celulares, câmeras digitais e utilizando a ferramenta Google Mapas elaboraram 10 mapas com itinerários diferentes, alguns inusitados e outros reveladores.

Apesar dos resultados híbridos, é possível notar que os mapas seguiram três tendências, sendo que na maioria dos casos, pelo menos uma foi mais preponderante. Temos os mapas de caráter etnográfico, que trazem personagens reais captados (em fotos e vídeos) enquanto transitavam por lugares comuns e cotidianos ou estavam neles inseridos. Outros mapas descrevem rotas que servem como novos guias para quem quer se achar ou "se perder". E ainda, os mapas que fazem uma espécie de recorte investigativo em um determinado lugar da cidade, buscando encontrar marcas que ajudem a revelar um pouco da alma daquele espaço.

Os mapas
  1. A avenida Goiás viva - Marcos, Jadson e Diou
  2. Os trabalhadores invisíveis da Avenida Anhanguera - Lidianne, Kellen e Ana Kamila
  3. Lazer no Garavelo - Vanessa Goveia, Victor, Lorena e Gabriel
  4. Trajeto temporal para UEG - Pablo, Thomaz e Daniela
  5. Faculdades de Comunicação e o mercado de trabalho - Micael, Tamara e Jefférson
  6. Novo Mundo: um mundo de igrejas - Vitória e Thalita
  7. Zona de convivência próxima a faculdades - Antônio, Ernesto e Gusthavo
  8. Goiânia alternativa - Vanessa Perotoni, Ricardo e Kássia
  9. Avenida Rio Verde - Matheus e Débora
  10. Nada do que foi será - Tayrini e Flávia
Um mapa

A Avenida Goiás Viva
Não vá ao Flamboyant - Vá à Avenida Goiás
A vida pulsa na Avenida Goiás.
É preciso saber ver e sentir. É preciso parar quando o sinal fechar, é preciso deixar quando o sinal abrir. É preciso escrever no mapa, é preciso beijar o chão, mas cuidado... É preciso andar pelo quadrado e riscar os becos.
Autores: Marcos, Jadson e Diou

Para ampliar o mapa é só clicar sobre ele duas vezes. Para navegar pelo mapa pressione o cursor do mouse sobre o mapa e arraste. Se preferir visualizar em um mapa maior, é só clicar no link no fim da página.



Visualizar A Avenida Goiás Viva em um mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário