Em uma sociedade cuja população é constantemente violentada por imagens publicitárias que incitam um consumo excessivo, a ideia de sustentabilidade e consumo inteligente parece uma utopia. Uma das estratégias mais agressivas dessa “frente pró-consumo” é a distribuição de panfletos em vias públicas, que comumente são descartadas da forma mais incorreta possível: sujando nossas ruas e criando um gasto excessivo de papel para a produção do material de divulgação. A simples colocação de um minúsculo letreiro contendo os dizeres “não jogue em vias públicas”, não deveria eximir de forma alguma a responsabilidade das empresas que tem como um de seus métodos comerciais, o uso desses recursos, mas sim delegar a elas a função de amenizar o problema que provocam: a poluição das vias públicas.
Tendo esses problemas como base, sentimos necessidade de criar uma campanha que tentasse afrontar isso diretamente, usando de certa irreverência e humor para, quem sabe, chegar a um patamar que provocasse nas empresas já citadas, o compromisso com a coleta e reciclagem do material que produzem.
A campanha tem como uma de suas ferramentas o uso das redes sociais para disseminar a idéia de juntarmos todos os folhetos possíveis que recebemos e de tempos em tempos devolvê-los aos entregadores para que esses devolvam às empresas contratantes, para que estas dêem um destino mais inteligente e ambientalmente correto ao material. Não menos importante, é a gravação em vídeo da devolução dos panfletos, o que confere um caráter inusitado e humorístico à campanha. Os vídeos podem ser postados no youtube e os links postados na página do Facebook #eudevolvi . Simultaneamente lançaremos a ideia no twitter por meio da red tag #eudevolvi para tentarmos criar uma força concreta na internet e chamarmos atenção da grande mídia e do governo.
Não custa nada, é divertido. Compartilhe essa ideia!
Ernesto Rheinboldt – estudante de Comunicação Social/ Audiovisual UEG
Sem comentários:
Enviar um comentário